Quarta, 18 Março 2020 12:52

Orgulho para Buritis: Jovem Senadora Naiara Oliveira fala da importância do Jovem na política

(1 Voto)
" Um dos desafios do Selo UNICEF proposto aos municípios é Promover a Cidadania Democrática"

O Selo UNICEF é uma estratégia para fortalecer as políticas públicas e reduzir as desigualdades que afetam a vida das crianças e dos adolescentes brasileiros que vivem na Amazônia e no Semiárido.

Com mais de 22 milhões de crianças e adolescentes em 2.134 municípios, as regiões do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira são territórios prioritários para o UNICEF no Brasil. Isso porque neles estão as maiores concentrações de meninas e meninos em situação de exclusão e vulnerabilidade social no País.

Além dos desafios geográficos enfrentados por quem vive nessas regiões – como a seca em partes do Semiárido e as dificuldades de acesso em regiões da Amazônia –, há outros problemas que impactam a vida de crianças e adolescentes. Nos dois territórios, ainda há muitos meninos e meninas sem acesso a serviços básicos de saúde, escolas, água e saneamento e alimentação adequada.

Existem também crianças e adolescentes com acesso a direitos, mas não com a qualidade mínima necessária. Eles frequentam escolas sem infraestrutura e postos de saúde e hospitais sem profissionais em quantidades adequadas. Têm acesso a água suja, espaços de lazer precários, sistemas de proteção contra violência ineficientes e enfrentam tantos outros desafios que os impedem de crescer e se desenvolver com dignidade.

A jovem senadora Naiara Oliveira, bem representando o município de Buritis, foi convidada pela articuladora do Selo UNICEF, Saionara Faria, e pela mobilizadora Salete Silva, para falar da mobilização e a adesão dos jovens com idades entre 16 e 17 anos, possam tirar o Título de Eleitor e que comecem a criar espaço entre eles, votando e atuando nas discussões políticas em seu município. O Selo UNICEF, também trás um foco na questão participativa da mulher nesse espaço político. Essa é uma das tarefas que o Selo propõem que seja feita no município em parceria com o Cartório eleitoral, prefeitura e Câmara de vereadores.

Abraão Sousa - DECOM
Prefeitura de Buritis.
Trabalhando com Seriedade e Eficiência.