Quinta, 31 Outubro 2019 13:05

Combate ao Êxodo Rural é tema de palestra na 3ª edição da Tarde de Conhecimento

Na manhã desta quinta-feira (31), o Secretário da SEMAGRI, Lourival Pereira e a Dr. Selma Regina, Gerente de gestão administrativa, se reuniram com os representates da EMATER, Alan Campos, Gerente Escritório local, Jeremias Oliveira, cordenador do projeto e André Castro, Supervisor Regional da Emater, para tratar da 3ª edição da "Tarde de Conhecimento", que será realizada no dia 30 de novembro 2019, no auditório da ACIA em Ariquemes. O objetivo da palestra é combater o alto indice do Êxodo Rural.

Principais causas

Os principais motivos que fazem com que grandes quantidades de habitantes saiam da zona rural para as grandes cidades são: busca de empregos com boa remuneração, mecanização da produção rural, fuga de desastres naturais (secas, enchentes, etc.), qualidade de ensino e necessidade de infraestrutura e serviços (hospitais, transportes, educação, etc).

Principais consequências

O êxodo rural provoca, na maioria das vezes, problemas sociais. Cidades que recebem grande quantidade de migrantes, muitas vezes, não estão preparadas para tal fenômeno. Os empregos não são suficientes e muitos migrantes partem para o mercado de trabalho informal e passam a residir em habitações sem boas condições (favelas, cortiços, etc).

Além do desemprego, o êxodo rural descontrolado causa outros problemas nas grandes cidades. Ele aumenta em grandes proporções a população nos bairros de periferia das grandes cidades. Como são bairros carentes em hospitais e escolas, a população destes locais acaba sofrendo com o atendimento destes serviços. Escolas com excesso de alunos por sala de aula e hospitais superlotados são as consequências deste fato.

Abraão Sousa - Decom

Prefeitura de Buritis.
Gestão 2017-2020. Um novo tempo.
Trabalhando com Seriedade e Eficiência.