Quarta, 06 Junho 2018 17:56

SEMANA DO MEIO AMBIENTE DIA 05 DE JUNHO

(1 Voto)

Dia Mundial do Meio Ambiente 05 de Junho.

A Prefeitura Municipal de Buritis, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS, em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM promoverão ações alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente que se comemora no dia 05 de Junho.

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia.       A proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

O dia mundial se comemora no dia 05 de Junho inicia-se a programação com divulgação do Dia Mundial do Meio Ambiente através de faixas e banners distribuídos pela cidade buscando a conscientização da população em relação ao meio ambiente mais equilibrado. Em parceria com o Batalhão de Policial Ambiental do Estado – BPA nos dias 11 a 15 de Junho estaremos ministrando palestras de Educação Ambiental através da preservação ambiental mostrando um pouco da Biodiversidade da Amazônia com amostras de animais empalhados onde iremos demonstrar sobre meio habita deles como também meios de conservação dos animais, ao final os alunos serão convidados a realizar o plantio de mudas de arvores apropriadas para arborização urbana os participantes estarão recebendo instruções de plantio e cultivo das mudas.

O objetivo principal de se trabalhar a Semana Nacional do Meio Ambiente é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar os diferentes tipos de ecossistemas, buscando um meio ambiente mais sustentável.

Preservar hoje é cuidar do amanhã!

Segue abaixo algumas dicas de contribuir com o meio ambiente:

15 dicas para um ambiente mais saudável

1. Separe o lixo da sua casa em: orgânico, plásticos, vidro, papel, metal.
  2. Se na sua rua não passa o caminhão da coleta seletiva, entre em contato com a prefeitura e solicite o serviço ou leve aos pontos mais próximos.
  3. Reaproveite cascas e sementes de frutas e legumes para fazer sucos, tortas e outros pratos. As que não forem possíveis reutilizar, transforme em adubo para o seu jardim.
  4. Evite o desperdício de água e energia elétrica. SEMPRE!
  5. Troque os copos de plásticos pelos de vidro e canecas.
  6. Quando possível, troque o carro pela bicicleta.
  7. Recicle roupas ou faça doação sempre que receber algo novo.
  8. Não corte, coloque fogo ou deprede árvores e plantas.
  9. Se você tiver espaço em sua casa, plante flores, sementes de frutas e flores ou folhagens.
  10. Reaproveite a água da chuva para molhar as plantas e lavar quintal, banheiro e tudo o que não precisar de água potável.
  11. Nunca, nunca, nunca jogue lixo no chão. Quando não encontrar uma lixeira por perto, segure o seu lixo até poder descartá-lo.
  12. Consuma produtos que tenha refil, como desodorantes e cremes.
  13. Se você pode mandar um documento por e-mail ou pelo celular, não imprima.
  14. No banheiro, feche a torneira ao escovar os dentes e o chuveiro, enquanto você se ensaboa
  15. Poluição sonora também faz mal: escute a sua música em um volume que não atrapalhe o outro, dentro de sua casa, no carro .
Ler 2029 vezes