Segunda, 25 Junho 2018 10:51

AGENTES DE COMBATE AS ENDEMIAS (ACE) RECEBEM CAPACITAÇÃO EM DIAGNÓSTICO EM TAXONOMIA DOS MOSQUITOS AEDES AEGYPTI E AEDES ALBOPICTUS

O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Porto Velho RO, esteve em nosso município nos dias 20 e 21 de Junho 2018 realizando um curso de capacitação sobre a identificação de larvas dos vetores aedes aegypti e aedes Albopictus, transmissores da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela. A capacitação contou com a participação de 09 Agentes de Combate as Endemias no laboratório da Divisão de Endemias, Ministrado pela Drª Alda Lobato do laboratório de Entomologia. O curso foi dividido em aula teórica, com abordagens dos métodos de controle do vetor, noções de entomologia, operacionalização das ações de campo e educação em saúde. Já as aulas práticas focaram no estudo comparativo entre os dois mosquitos, analisando as características morfológicas da larva, e a leitura de lâmina feita com um microscópio, em laboratório.

No decorrer da capacitação os Agentes também foram orientados sobre a importância da integração dos serviços de laboratório da Vigilância Epidemiológica do Estado e de cada município. A Gerente de Biologia Animal & Entomologia Médica-LACEN RO, Alda Lobato, explicou que na parte prática os profissionais utilizaram o microscópio para leitura de lâminas com larvas, método utilizado para reconhecer as formas imaturas dos vetores transmissores da Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, e da Febre Amarela. Salienta que: “A finalidade do curso através dessa prática é auxiliar os profissionais no trabalho diário para identificação correta dos vetores, reconhecimento e diferenciação dos sintomas das doenças, além de prepará-los para realizar a leitura de material morfológico das larvas, pulpas”.

A Gerente de Biologia Animal & Entomologia Médica, Sr,ª Alda Lobato, informou que durante o curso os profissionais também tiveram a oportunidade de tirar dúvidas relacionadas à documentação necessária para encaminhar o material coletado no município ao LACEN. “Eles receberam orientações sobre o preenchimento correto dos boletins de registro do serviço vetorial diário e semanal, de índice de infestação, de acompanhamento de larvas e de resumo de atividades laboratoriais”, relatou ainda, que o serviço executado nos municípios é iniciado com a coleta das larvas em água parada, encontradas em lavanderias, vasos de plantas ou garrafas, lugares que servem de criadouros para o mosquito. Em seguida, o material coletado passa por análise laboratorial.

No último dia de capacitação os profissionais realizaram uma prova para verificar os conhecimentos adquiridos durante as aulas. A Gerente de Biologia Animal & Entomologia Médica, Sr,ª Alda Lobato, que trabalha no Laboratório Central de Saúde Pública LACEN,  disse que o município tem a preocupação com a formação de seus profissionais, onde um Agente relatou: “Estou adquirido conhecimento e, no futuro, na ausência de um colega, o serviço não fica parado, quero colaborar no combate a Dengue, e identificação do vetor é uma das partes mais importantes desse trabalho”.

Por fim, a Diretora de Divisão de Endemias Regina Maria de Medeira do Nascimento, em nome da Secretaria Municipal de Saúde, fez seus agradecimentos a toda equipe e também a Drª Alda pelo excelente trabalho prestado ao nosso município.