Sexta, 20 Setembro 2019 07:47

PROCESSO SELETIVO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE BURITIS - CMSB

O Conselho Municipal de Saúde de Buritis - CMSB abriu o Processo Seletivo por meio do Edital de Nº 001/2019 para preenchimento de vagas de entidades que manifestem interesse em ocupar vaga de representação no Conselho Municipal de Saúde de Buritis – CMSB para o Triênio de 2019 a 2022.

No presente processo seletivo serão ofertadas 05 (cinco) vagas para os órgãos, entidades e movimentos sociais, como também serão ofertadas vagas para a formação de cadastro reserva. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: Entidades representantes de Usuários do SUS 04 (quatro) vagas e 04 (quatro) cadastro reserva; Entidades representantes dos Trabalhadores em Saúde Pública 01 (uma) vaga e 02 (dois) cadastro reserva; Entidades representantes de Prestadores de Serviço/Governo 02 cadastro reserva.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 09/09/2019 a 09/10/2019 na sede do Conselho Municipal de Saúde de Buritis/RO, localizada na Rua: Ibiara esquina com a Avenida Porto Velho nº 1590, (Unidade Básica de Saúde Central 1º andar) Setor 03, Buritis/RO, CEP: 768.80-000, no horário das 07h30min às 12h00 e das 14h00 às 17h30min.

A seleção de órgãos, entidades e movimentos sociais terá como critério a representatividade, a abrangência e a complementaridade do conjunto da sociedade, no âmbito de atuação do Conselho de Saúde.

O resultado final com a publicação e divulgação dos órgãos, entidades e movimentos sociais selecionadas no Teste Seletivo serão de 10 (dez) dias úteis a contar do término das inscrições.

O Conselho Municipal de Saúde de Buritis tem composição paritária, com um total de 16 entidades compondo o Conselho, sendo 50% representantes dos usuários do SUS, 25% representantes dos profissionais/trabalhadores de saúde pública e 25% representantes do gestor municipal e prestador de serviço para o SUS.

O controle social é um dos fundamentos do SUS, estabelecido na Constituição de 1988. É uma forma de aumentar a participação popular no gerenciamento da saúde no país. Ele significa o entendimento, a participação e a fiscalização da sociedade sobre as ações do Estado e propicia a vivência da democracia direta, conduzida pelo povo. Ao praticar o controle social, os cidadãos podem interferir no planejamento, na realização e na avaliação de algumas áreas de atividade do governo, que têm esse controle como um de seus princípios. Uma dessas áreas é a saúde, coordenada pelo SUS.

O Conselho Municipal de Saúde de Buritis - CMSB desempenha um papel importantíssimo no controle social na área da saúde é órgão colegiado, de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura básica da Secretaria Municipal de Saúde com composição, organização e competência fixadas em lei, para desenvolver o controle social na área de saúde. O conselho é composto por representantes do governo, de profissionais de saúde, de prestadores de serviços de saúde e usuários, sendo o seu presidente eleito entre seus membros. Os conselhos de saúde têm como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

Por meio do Conselho Municipal de Saúde, a comunidade ali representada fiscaliza a aplicação do dinheiro público na saúde, verifica se a assistência à saúde prestada no município atende às necessidades da população e confere se as políticas de saúde orientam o governo a agir de acordo com o que a população precisa.

Para mais informações ligue no telefone (69) 3238 – 2532 ou pelo e-mail no endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..