Sexta, 31 Janeiro 2020 16:21

RESULTADO DO 1º LIRAA/2020 (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) em Buritis

PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
DEPARTAMENTO DE DIVISÃO DE ENDEMIAS

Em Janeiro 2020 foi planejado e executado o primeiro LIRAA, (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti), realizado pelas Agentes de Endemias (ACE) nos dias 20/01/2020 a 28/01/2020 nos 12 setores do município de Buritis, tendo como resultado de Índice de Infestação Predial (IIP) Baixo Risco 0,9%. O Ministério da Saúde classifica que municípios com Índice de Infestação Predial Inferior a 1% estão em condições satisfatórias; de 1% a 3,9% é considerado situação de alerta e superior a 4% há risco de surto de dengue.
Os depósitos predominantes em 1º lugar foram do tipo D2 (lixos domésticos) e em 2º lugar o depósito D1 (Pneus). Esses criadouros foram eliminados pelo morador  no ato da inspeção.
Há uma grande preocupação da equipe do controle vetorial quanto aos depósitos (lixos domésticos) e fossas, pois pode ter ovos do Aedes aegypti que tem uma durabilidade de um (01) ano à espera de água para eclodir e começar todo o ciclo de vida do mosquito. A população não esta preocupada com a doença transmitida pelo Aedes aegypti, o mosquito está presente em todos os lugares, há muitas reclamações diária de excesso de mosquito e quando a equipe de Endemias vai até o local, encontra o foco na residência, seja nos lixos, seja nas fossas.

Outro fator que ainda trás preocupação, são as fossas abertas, semi- abertas, os quais facilitam a migração dos mosquitos a água suja, que proliferam mosquitos dia e noite, onde a população reclama constantemente da quantidade excessiva desses mosquitos em suas residências.

É importante ressaltar que as Agentes de Endemias (ACE) e Agentes Comunitário de Saúde (ACS) vêm desempenhando um excelente trabalho no combate ao vetor e após cada LIRAA é realizado ações nos setores que foram encontrados maiores números de focos e no ensejo são repassados aos moradores sobre a necessidade de manter seus quintais limpos, destruindo criadouros, e mantendo as caixas da água fechadas e fossas vedadas com suspiros lacrados.
A metodologia do LIRAA divide o município em estratos que variam de 8.100 a 13  mil imóveis com características semelhantes. Em cada estrato são pesquisados pelo menos 435 imóveis. A pesquisa identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do Aedes aegypti. A metodologia permite saber, em curto espaço de tempo, quais áreas têm alta infestação, além de ser possível identificar quais os tipos de criadouros preferenciais em cada estrato, visando realizar atividades específicas e alertar a população por meio de mobilizações sociais. Nesse estrato foram encontrados 04 focos com Aedes aegypti, sendo os depósitos predominantes 03 focos no D2 (Lixos domésticos), resultando 75% e 01 foco no      D1 (Pneus), sendo o setor 03 encontrado maior número de focos do Aedes aegypti.
Os resultados variam de um programa para o outro, mas a vigilância de inspeção aos imóveis com orientação  a população quanto a prevenção são constantes.

Veja a seguir os detalhes do LIRAA:

REALIZAÇÃO DO 1º LIRAA REALIZADO EM JANEIRO 2020

Números de imóveis Programados

435

Total de imóveis inspecionados

456

Índice de Infestação Predial (IIP)

Imóveis que foram encontrados focos/Outros

03

Imóveis que foram encontrados focos/TB (Terrenos Baldios)

01

Criadouros predominantes: 1º lugar: Grupo D2      ( Lixos domésticos); 2º lugar: Grupo D1 ( Pneus).

SETORES COM MAIS INDICE DE INFSETAÇÃO PREDIAL(IIP)

Sequência

01

03

00

Buritis RO, 29 Janeiro 2020.

Regina Maria de M. do Nascimento

Dir.Divisão de Endemias.

Port.048/GAB/PMB/2020

Abraão Sousa - DECOM
Prefeitura de Buritis.
Trabalhando com Seriedade e Eficiência.