Quinta, 29 Novembro 2018 21:03

Vereador Presidente da Câmara Danielzinho convoca executivo municipal para análise de vulnerabilidade da infraestrutura urbana diante a temporada de intensas chuvas no município.

Durante o encontro realizado no gabinete do Prefeito na tarde desta quinta-feira 29, Roni Irmãozinho e Daniel externaram preocupações com a atual situação de alguns setores de risco em Buritis. Pensando nisso o chefe do executivo municipal determinou a redução sistemática das agendas burocráticas e absoluta prioridade ao levantamento dos problemas decorrentes e atendimento à população atingida, além de execução de serviços emergenciais para garantir o escoamento de águas e melhorias pontuais nos setores com maiores fragilidades.

O trabalho que engloba as Secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Agerb, Obras, Gabinete e Departamento de Trânsito, seguirão diretrizes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil composta pela Sra. Ocilene G. Soares, Coordenadora e o Vice-Coordenador Adelson R. Godinho. O objetivo é mapear e realizar estudo detalhado do escoamento no leito do rio. Um drone será usado no mapeamento garantindo melhor compreensão da área e desenho do leito do rio. Outra equipe seguirá ás margens do córrego buscando soluções e aprofundando estudo de análises de risco. Uma central telefônica também será montada com atendimento direto a população 24h, além de todo suporte necessário as famílias atingidas. Uma equipe estará realizando o cadastro de moradores afetados para que estes tenham acesso a distribuição de água potável gratuita, suporte familiar entre outras ações que visam minar o sofrimento dessas famílias.

Após o encontro o prefeito Roni Irmãozinho, vereador Daniel, Defesa Civil e técnicos da SEMMA seguiram até local atingindo pelas enchentes. Já no local o chefe do executivo municipal afirmou que alguns fatores externos contribuíram para eclosão desses alagamentos, tais como o surgimento de represas e construções dentro de áreas de APP (Área de Preservação Permanente), impedindo o percurso natural do córrego. Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e SEDAM estarão empenhados na fiscalização de obras dessa natureza. “Estamos engajados num Plano de Prevenção de Risco, planejamento e gestão estratégica são os motes que norteiam este trabalho.  A Defesa Civil deve funcionar como um sistema de integração com as demais secretarias, pois trabalhamos pela preservação de vidas que habitam o nosso município e isso se faz em união. ” Concluiu Irmãozinho.

DECOM - Prefeitura Municipal de Buritis.

Texto/Foto – Pablo Damon.