Terça, 10 Fevereiro 2015 08:25

Administração promoverá descentralização na Rede Municipal de Saúde

A descentralização vai diminuir o tempo de atendimento nas Unidades Básica de Saúde A descentralização vai diminuir o tempo de atendimento nas Unidades Básica de Saúde Foto: Rafael - DECOM/PMB

Buritis – Objetivando dar maior celeridade no atendimento prestado á população na Rede Municipal de Saúde, a Prefeitura está, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, viabilizando mecanismos que venham a permitir que ocorra a descentralização do atendimento.

Segundo explicou a secretária municipal Josiane Quiuqui, com a descentralização, todas as Unidades de Atendimento da Rede Municipal, passarão a oferecer todos os serviços que hoje são prestados somente no Posto de Saúde São Gabriel.

A secretária explicou que esta medida vai humanizar ainda mais o setor, pois as pessoas que necessitarem de atendimento encontrarão na mesma unidade, todo o serviço. “Esta iniciativa faz parte do Plano de Governo da atual Administração Municipal” lembrou a secretária.

Antes mesmo da descentralização, já vem ocorrendo melhorias com relação ao atendimento prestado nas Unidades de Saúde. Nos dias atuais, já não é necessário chegar de madrugada para obter atendimento, uma vez que o quadro de profissionais médicos foi ampliado e em breve, contará com mais dois novos profissionais. Atualmente duas especialidades médicas são oferecidas à população: Ortopedia e Cardiologia. Informações revelam que os profissionais que dão suporte ao atendimento médico, também estão sendo capacitados como forma de humanizar cada vez o atendimento prestado pela Administração.

Atendimento de Exames e tratamento de Hemodiálise

O atendimento às pessoas que necessitam de consultas e exames que só são prestados na Rede Pública na Capital – Porto Velho também passou por melhoras, pois antes, os pacientes eram – assim como hoje, transportados gratuitamente até os locais. A diferença é que agora este serviço é prestado por veículos novos que oferecem mais conforto e segurança. Este serviço é prestado três vezes por semana e para ter acesso bastam que os interessados façam o agendamento nas Unidades de Saúde.

A atenção dispensada aos pacientes que necessitam realizar sessões de Hemodiálise também tem sido um diferencial nesta Administração que disponibiliza o transporte para a cidade de Ariquemes quase que diariamente.

De acordo com informações colhidas pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, a descentralização será de fato implantada assim que as obras de construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde – UBS forem retomadas e concluídas.

O Ministério da Saúde enviou comunicado à Prefeitura expondo os motivos que estão gerando os atrasos nos repasses financeiros, mas que em breve estarão sanados, permitindo assim que a Administração Municipal possa concluir a obra e proceder no seu planejamento de descentralização do atendimento, quando da apresentação do projeto ao Ministério da Saúde. (Decom/PMB)