Terça, 06 Dezembro 2016 09:40

O município de Buritis está em situação de alerta ou risco de surto de dengue.

Buritis está em estado de alerta ou risco de surto de dengue e a prefeitura municipal, a secretaria municipal de saúde, através do setor de endemias e de agentes de saúde estão fazendo visitas domiciliares para notificar focos do mosquito aedes aegypti.

As visitas começaram na última segunda-feira dia 05, pelo o setor 07, e se estenderá para todos os setores da cidade até o dia 16 de dezembro. Segundo o Levantamento Rápido de índice para o Aedes Aegypti (LIRA), o índice de larvas em Buritis está em 6.6. Próximo de uma epidemia. Com este levantamento mostra que Buritis está em estado de alerta.

Os dados do LIRA foram apresentados pelo o Ministro da Saúde Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para o combate ao mosquito transmissor da dengue. A nova campanha chama atenção para as consequências da doença, além da eliminação dos focos do mosquito.

As equipes contam com a colaboração de toda a população para que o combate à dengue seja eficiente. Segundo a diretora do setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde Ana Cristina, as pessoas precisam fazer os exames para que a secretaria de saúde possa ter o controle de quantas pessoas estão infectadas com o vírus da dengue. “ As pessoas não procuram o hospital mesmo com os sintomas para fazer o diagnóstico da doença. ” Concluiu Ana.  A outra preocupação dos agentes é com as datas vazias que estão cobertas de matos, oficinas e os cuidados com caixas d’água malcuidadas e fossas abertas, ambientes propícios para proliferação do mosquito.

Fonte: DECOM/PMB. Vilson Macedo. Fotos: Fernando Mendes.