Sexta, 13 Maio 2022 08:03

PREFEITURA DE BURITIS AUXILIA PRODUTORES RURAIS NA PRODUÇÃO DE SILAGEM

Os pequenos produtores de Buritis, enquadrados na Agricultura Familiar, contam com o apoio da Prefeitura de Buritis, através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI), para a colheita e produção da silagem.

O incentivo à produção oferecido pela prefeitura, tem contribuído para geração de renda dos produtores rurais, bem como para sua permanência no campo. “A silagem possui um custo alto, desde os maquinários, mão de obra e insumos necessários para o preparo da silagem, por isso, esse auxílio da prefeitura é tão importante para os produtores, disse o Secretário da Pasta Valdomiro Jacinto.

. Reserva de alimentos – A silagem é também uma forma de garantir a segurança alimentar do rebanho e de prevenção contra possíveis ataques de lagartas ou até de ser comprometida pelo fogo, com risco de os animais ficarem sem alimento. Essa reserva pode suprir também no momento da engorda do rebanho de corte e de leite já que esse alimento possui um alto teor energético.

O processo consiste primeiramente no corte e trituração da forrageira de interesse, na sequência vem a compactação para retirada do oxigênio e obtenção de melhores resultados e por último e não menos importante o bom fechamento do silo para armazenamento e conservação.

Essa semana, os trabalhos ocorreram na propriedade do Srº Ledir, no P.A São Pedro.

Abraão Sousa

DRT – 0002022/RO