Terça, 28 Julho 2015 16:07

Prefeitura realiza atendimento publico pelo dia mundial de combate as hepatites virais

Cidade: Buritis

Notícia: Saúde Pública

Por: DECOM/PMB-RO

Com o seguinte tema: “Eu me previno, eu me testo, eu me conheço” a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), e através da Coordenação Municipal de Combate as DST, AIDS e Hepatites Virais, realizou um dia de atendimento a saúde pública na Praça Municipal Jonas Ferret, no Centro da cidade em prol da Campanha do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais iniciando às sete horas da manhã com o cadastramento dos pacientes que já formaram uma enorme fila enquanto aguardavam o andamento da organização de toda a equipe de servidores da SEMUSA para iniciar o atendimento.

Durante todo o dia foram realizados teste rápido de HIV, SÍFILIS e Hepatite ‘B’ e ‘C’, Glicemia Capilar, Aferição de Pressão Arterial, avaliação e orientação Nutricional e o antitabagismo que é um programa específico para os fumantes que pretendem abandonar o vício do tabaco.

Este serviço envolveu média de sessenta servidores da rede Municipal de Saúde, incluindo profissionais das áreas; médica, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagens, nutricionista, Agentes Comunitários de Saúde, motoristas, equipe de plantão do SAMU, equipe do serviço de limpeza, e coordenado pela Técnica de Enfermagem Michele Janaína Ximenes Gadelha, explicando que por esta ser uma doença silenciosa, mas perigosa, é que os órgãos Públicos de Atenção Básica de Saúde presta este tipo de serviço uma vez que está garantido pela Constituição Federal o direito de todo o cidadão ter acesso ao atendimento a saúde.

A secretária Joseane Quiúque da Silva a frente da pasta acompanhou todo o andamento desta ação, e, o secretário de Governo Municipal José Camilo Lima representou o chefe do Executivo Municipal, participou da abertura dos trabalhos e falou da suma importância do Poder Público Municipal levar constantemente até a população um dia de atenção básica de saúde... finalizou José Camilo!