Terça, 14 Abril 2015 09:31

Diretor do DER afirma que obras irão acontecer

DSC_9219.jpg

Buritis – Acompanhado dos deputados estaduais Adelino Follador, Ezequiel Júnior, Lazinho da Fetagro e Alex Redano, o diretor geral do DER Cel  Lioberto Caetano esteve em Buritis na última segunda quando foi recepcionado pelo prefeito Oldeir Ferreira “Dico” (PSDC), pelos vereadores; pelo presidente da Associação dos Pecuaristas e Agricultores de Buritis – Roberto Mauro da Silva, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Buritis (ACIB) – empresário popularmente conhecido como Paco; pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Buritis (STTR); pelo diretor da 16ª Residência do DER, Amarildo Ribeiro e por vários empresários e lideranças políticas e representativas.

_DSC7022.jpg

A visita do diretor do DER ao município se deu em virtude de uma visita promovida pelo prefeito e por dez vereadores que ocorreu na semana passada, quando convidaram o diretor para visitar o município constatar a precariedade da situação vivida pelos moradores.

DSC_9257.jpg

O prefeito Oldeir Ferreira “Dico” disse que sua primeira assinatura a frente do cargo de prefeito, foi o Decreto Municipal de “Situação de Emergência” o que denota a problemática que foi criada em função das fortes chuvas que caíram na região. Dico disse que antes das fortes chuvas, o povo clamava pelas obras das avenidas e que agora, clamam por muito mais e citou a destruição de centenas de pontes como um grave problema, pois está inibindo o transporte de alunos; o escoamento da produção leiteira e do rebanho bovino entre outras situações contrárias ao desenvolvimento de ações comumemente praticadas e necessárias ao desenvolvimento de todo o município e por estas razões, clamou por apoio governamental explicando que a situação financeira do município não é das melhores.

DSC_9270.jpg

O empresário Nilson da Skala, representando a ACIB lembrou que o estado é precariedade por todos os lados e pediu ao diretor que as ações realmente viesse a acontecer, pois o povo de Buritis não suporta mais ouvir promessas que nunca são efetivadas de fato.

DSC_9300.jpg

O presidente da APAB, Roberto Mauro da Silva lembrou que o município de Buritis está entre os maiores produtores de leite entre todos os municípios rondonienses, assim como desponta como os cinco maiores na produção da pecuária de corte e é o maior município entre todos os demais do Estado em cadastros ativos na Agência do Idaron e frisou que isto deve ser levado em conta por parte das autoridades políticas do município e do estado como um referência para que ações concretas venha a acontecer em todo o território municipal.

DSC_9301.jpg

Na oportunidade, Roberto observou que no mês de Julho, a APAB estará organizando a segunda Feira Agropecuária de Buritis – EXPOBUR, orçada inicialmente em quase Um Milhão de Reais e que vai fomentar toda cadeira produtiva do município e região, além de gerar entretenimento ao público e que necessita do apoio do Governo do Estado, em especial do DER no sentido de promover as obras de terraplanagem na área do Parque de Exposição, onde por iniciativa da própria entidade, serão executadas obras de infra-estrutura.

O presidente da Câmara Municipal alertou aos presentes que o momento é delicado, pois diante de todas as dificuldades financeiras vividas pelo Poder Executivo, eis que surgem problemas de toda a ordem e que haverão de serem resolvidos por meio da união e bom senso da classe política local e estadual.

DSC_9302.jpg

O presidente do STTR pediu mais empenho por parte da diretoria do DER no sentido de impor maior qualidade e planejamento nas ações do órgão que estão sendo desenvolvidas no município.

DSC00014.jpg

Esta observância foi contestada pelo diretor da 16ª Residência do DER de Buritis, Amarildo Ribeiro que citou o fato de a 16ª Residência estar atuando não só município de Buritis, mas sim na região de Rio Pardo; de Jacinópolis e também no município de Campo Novo e seus distritos (Três Coqueiros e Rio Branco)

Por fim, o Cel. Caetano afirmou que a sistemática de trabalho do DER imposta em sua gestão é diferenciada e por este motivo, as ações serão precedidas de muito planejamento como forma de assegurar o início e o fim, gerando assim resultados, “o que” segundo ele, “ é o que o povo espera e necessita”.

_DSC6980.jpg

Sobre a dificuldade vivida no município, o diretor afirmou que o DER atuará como parceiro no sentido de promover às melhorias na malha viária no tocante a recuperação das pontes.

_DSC6953.jpg

Sobre as avenidas, o diretor assegurou que os acordos assumidos pelo Governo do Estado serão cumpridos perante a classe política e a população em geral. (Decom/PMB)