Quarta, 15 Abril 2015 13:17

Prefeito cobra mais eficiência dos servidores municipais

Buritis –Com o lema “Quem não se adequar pede para sair”, foi realizada reunião envolvendo Secretários Municipais, servidores comissionados, Controladoria Interna, Procuradoria Interna e prefeito Oldeir Ferreira na sede do Pro-Jovem na manhã desta Quarta-Feira (15).

Ao abrir a reunião, o prefeito destacou que está existindo algumas situações que envolve diretamente a falta de comprometimento de parte dos servidores em todas as escalas do Poder Executivo que está gerando prejuízos à municipalidade como um todo e isso tem sido prejudicial na busca de obtenção de resultados positivos para a Gestão Administrativa.

Foi dito pelo procurador jurídico da Administração que é necessário impor maior profissionalismo no exercício das funções como forma de promover numero maior de resultados positivos “que nada mais são, do que a satisfação popular por obras ou iniciativas advindas da Administração Pública Municipal”

Ficou estabelecido que todo o Processo Administrativo que apresentar qualquer erro, será devolvido a Unidade Administrativa de origem para que o mesmo seja corrigido, fato que irá gerar certo atraso na tramitação dos mesmos. “A atual Gestão Administrativa não quer criar embaraços e sim, promover melhorias por meio da qualificação dos trabalhos realizados internamente na Administração Municipal, explicou o procurador Dr. Farina.

Para o Controle Interno da Administração Municipal, é necessário que cada Secretário Municipal conheça realmente as atribuições da sua pasta dentro do contexto administrativo e também as observâncias necessárias como forma de não permitir que ações errôneas sejam praticadas e venham a gerar prejuízos ou até mesmo, crimes por Improbidade Administrativa.

O fato de a Justiça e o Tribunal de contas estarem atentos à todas as ações praticadas dentro do âmbito da Administração Municipal, requer por parte de cada servidor, uma especial atenção sobre aquilo que é desenvolvido.

Para o prefeito “Dico” isto não deve ser visto como um empecilho e sim, como uma ferramenta de contribuição na busca por acertos o que conseqüentemente, gera os resultados almejados pela população. “Precisamos dar início em uma nova fase administrativa e nada melhor do que fazermos isso observando as responsabilidades sobre todos os aspectos” ponderou o Gestor Municipal Oldeir Ferreira.

Para a controladora, a Controladoria Interna não existe para punir ou barrar a tramitação de processos, mas sim, para fiscalizar e orientar a equipe a agir dentro da legalidade e citou o envio de Memorando ás Secretarias Municipais descrevendo algumas orientações não somente aos Secretários mas também, à toda a equipe que atua diretamente com ações administrativas dentro de cada Secretaria Municipal.

Presentes na reunião, os demais Secretários discorreram sobre outros assuntos que igualmente tem sido geradores de problemas que em alguns casos, caso sejam tramitados, implicam em crimes de responsabilidades fiscais e até mesmo criminal, mesmo que praticado sem dolo ao erário.

Ao final o prefeito frisou que gostaria de contar com apoio de todos os servidores, para que juntos, fosse construída uma nova mentalidade administrativa para que viesse a gerar grandes resultados para a população, que tanto clama por resultados. (Decom/PMB)