Segunda, 12 Novembro 2018 12:49

Substituições de pontes de madeira por manilhas de concreto armado.

Buritis possui pouco mais de 1.900 (um mil e novecentos) quilômetros de estradas rurais e aproximadamente 950 pontes de madeira sobre rios pequenos, médios e de grandes vazões o que é motivo de constante preocupações e atenção especial por parte da administração municipal que tem desprendido esforços na manutenção destas. Um dos obstáculos é a escassez de madeira para esse fim no município.

O Prefeito municipal Roni Irmãozinho, vem investindo em alternativas mais eficazes nas substituições de pontes em Buritis e uma delas é implantação de Tubos Ármicos (tubos de aço galvanizado) adquiridos através de emendas parlamentares, que é ideal para rios com maiores vazões. Outro caminho é a substituição por manilhas de concreto armado que já estão sendo implantadas e é resultado da bem sucedida parceria realizada entre a prefeitura municipal e o Centro de Ressocialização Jonas Ferreti, que utiliza mão de obra de reeducandos num projeto voltado a ressocialização dos apenados.

A prefeitura municipal ressalta que mesmo com esses esforços ainda não é possível atender 100% da demanda existente, mas que vem trabalhando efetivamente na manutenção destas pontes. No ultimo sábado (10), as atividades se concentraram nas linhas 72 e Seringal São Pedro, onde realizaram com sucesso a substituição de pontes de madeira por manilhas de concreto armado. “Estamos gradativamente evoluindo com essas substituições e buscando novas aquisições junto aos representantes estaduais e federais com vistas a assistir da melhor maneira possível nossos munícipes” Afirmou Irmãozinho. “A realização deste trabalho garante uma solução definitiva para problemas antigos com pontes de madeira, a durabilidade e segurança proporcionada são extremamente satisfatórias. O alto valor de mercado destes tubos metálicos inviabiliza de certa forma a aquisição em massa do produto, mas tenho buscado junto aos Deputados e Senadores emendas que possam contemplar o município com esses tubos” completou.

Fonte: DECOM - Prefeitura de Buritis

Ler 2020 vezes