Quinta, 01 Novembro 2018 13:12

PREFEITURA INFORMA

A Secretaria Municipal de Saúde de Buritis, divulga, através do Departamento da Divisão de Endemias, o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizada pelas Agentes de Combate as Endemias em Outubro 2018. O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito Aedes aegypti. Com base nas informações coletadas no LIRAa, pode-se identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, tenhamos melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti. A coordenadora de Endemias, Regina Maria de Medeira do Nascimento, informou que o índice atingido está acima do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), tendo como resultado de Índice de Infestação Predial alto Risco 4,8. Considera-se médio risco até 3,9 e baixo risco 1,0 e acima de 4,0 é considerado risco de epidemia, ou seja, alto risco. Este resultado é devido ao número de larvar do mosquito encontrada nas residências em recipientes com água parada com armazenamento de água no nível do solo (doméstico), como tonel, caixa d’água, piscinas etc, sendo esses uns dos principais tipos de criadouros encontrado nesse LIRAa. O objetivo é mostrar que o combate à proliferação do mosquito começa dentro da própria casa e dos quintais, sendo responsabilidade de cada um, podendo gerar mudança positiva na vizinhança. Temos que ficar em alerta: “Um mosquito pode prejudicar uma vida. E o combate começa por você. Faça sua parte e converse com seu vizinho, juntos somos mais fortes que um mosquito”.