Quinta, 30 Outubro 2014 23:20

Prefeitura de Buritis entrega CREAS à população

Na última quinta-feira (23), a Prefeitura Municipal de Buritis através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), inaugurou o Centro de Referência Especializado em Assistência Social, a solenidade aconteceu na cede do fórum e após, o descerramento da placa de inauguração nas instalações do CREAS que está localizada na Rua Taguatinga em frente à feira Municipal. O evento teve a ilustre presença do Secretário de Estado de Assistência Social Marcio Ribeiro e do Prefeito Toninho Correa. Também participaram da inauguração a equipe técnica do CREAS, equipe técnica do CRAS, Coordenada pela Secretária de Assistência Social do Município Neuselice Caetano, representantes da Polícia Militar, Conselho Tutelar, APAE, CMDCA, representantes do SEAS estadual e regional entre outros.

A inauguração serviu para apresentar a comunidade e autoridades, as dependências de onde irá funcionar a sede do CREAS de Buritis e também a equipe de profissionais que irão atender as famílias Buritienses no local, que contará com a coordenação da Luciana Alves Feitosa. A Secretária de Assistência Social e Trabalho Neuselice Caetano, falou sobre o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social “Responsável por gerenciar políticas públicas para pessoas em situação de vulnerabilidade, a Secretaria tem como objetivo ampliar oportunidades aos moradores que enfrentam qualquer tipo de desigualdade. O objetivo central é desenvolver programas para atender pessoas em situação de risco e oferecer apoio psicológico, sócio assistencial e socioeducativo à população de todas as idades. Na ocasião também agradeceu o empenho do Prefeito Toninho em garantir a instalação do CREAS em Buritis.

A inauguração do CREAS marca uma unificação dos serviços de atendimento de violação dos direitos a idosos, pessoas com deficiências e crianças e adolescentes, além de seus familiares, este atendimento já era realizado pelo CRAS, mais agora poderá ser desenvolvido de forma mais ampla através do CREAS. O CREAS é a materialização da Política Nacional de Assistência Social, que é de suma importância para o Município, uma vez que passará contar com um importante equipamento de trabalho para restabelecimento de vínculos de famílias com histórico de violação de direitos.

Durante o evento foi frisado que muitas famílias não precisam somente de moradia e alimentação, mas necessita também de um acompanhamento psicológico, apoio de uma assistente social, uma palavra de afeto, atenção. É necessário grande interesse dos profissionais em ajudar uma família e ou pessoa à superar uma violência física, psicológica, sexual e muitas outras coisas que podem ocorrer entre “quatro paredes” em uma casa de família. Por isso a importância do CREAS em nossa cidade.