Domingo, 21 Dezembro 2014 11:29

Parceria da aos detentos oportunidade de ressocialização em Buritis

Uma parceria entre a prefeitura de Buritis, o governo do estado por meio da SEJUS (Secretaria de Estado da Justiça), Promotoria de Justiça e Fórum Municipal, está sendo executado o projeto de lei de nº 880 elaborado pelo executivo municipal e aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores. O projeto denominado “Novo Olhar”, com esse objetivo, que os detentos de Buritis estão tendo a oportunidade de recomeçar, escrevendo assim um futuro diferente, daquele imaginado por eles até o momento em que deram entrada no centro de ressocialização Jonas Ferreti.

O chefe do executivo Antônio Correa de Lima falou da importância dessa parceria tanto para o município quanto para os detentos. “Se a transformação depende de cada um, o trabalho em equipe e a oportunidade oferecida parecem realmente ser um incentivo, para ajudar quem quer deixar de vez o passado e buscar um novo começo. Esse é o caso destes oito detentos que se se inscreveram para participar deste projeto novo olhar”. Ressalta o Prefeito Toninho Correa.

Para participar do projeto, exigem-se alguns requisitos básicos, entre eles, o bom comportamento dentro da unidade prisional é fundamental, entre tantos outros requisitos. A classificação dos mesmos foi possível através da parceria entre Promotoria de Justiça, Fórum Municipal e Prefeitura de Buritis. O projeto teve início com oito detentos, onde ambos já está próximo a concluir seu período de cumprimento de pena, e foi aprovado por um bom comportamento.

As ações dos detentos consistem em serviços gerais, tais como, ‘construção, limpeza, varrição e conservação das vias públicas e logradouros municipais’, ‘manutenção em obras públicas e canteiros centrais das avenidas’, ‘fabricação de manilhas, bloquetes e artefatos de concretos em geral’, conforme necessidades do Município.  O projeto está sendo um sucesso e a população aprova a qualidade do trabalho realizado na cidade, pois os primeiros trabalhos executados foram em limpeza e correção dos canteiros centrais.