Sexta, 11 Novembro 2016 11:38

Prefeitura de Buritis e Ceplac vão distribuir 20 mil mudas de cacau clonal.

Com a instalação da indústria de chocolate em Buritis. A CEPLAC – RO, através do seu Superintendente Cacildo Viana e seu coordenador de extensão e pesquisa Alberto Quintans concentraram o trabalho na recuperação e revitalização da cacauicultura em Buritis e região, onde a mesma disponibilizará através da parceria com o Centro de Ressocialização Jonas Ferreti e a prefeitura municipal 20 mil mudas de cacau clonal, para a implantação de novas áreas e o replantio das falhas nas áreas em produção.

Além disso está instalando uma unidade demonstrativa e de validação de cacau clonal, na propriedade do Senhor Lourinho Taxista, onde a CEPLAC pretende mostrar todo o potencial de produtividade tolerância a doenças e a precocidade das cultivares ali implantada.  Esta área do senhor Lourinho está sendo preparada para ser um jardim clonal para a distribuição das hastes aos produtores interessados em plantar cacau em Buritis e região.

Esta área demonstrativa está sendo contemplada com 10 cultivares com alto índice de características agronômicas, todas com registro no ministério da agricultura, e tudo dentro da lei. Para Cacildo Viana “a cacauicultura através da clonagem e apoiada pelo cooperativismo é a certeza do resultado positivo. ”

Fonte: Decom/PMB/Jornalista Vilson Macedo.