Segunda, 21 Maio 2018 07:57

III Conferência Municipal de Educação 2018 (COMEB)

A Prefeitura Municipal de Buritis através da Secretaria Municipal de Educação e Comissão organizadora coordenada pelo presidente Professor Francislei Medeiros realizaram nos dias 16 e 17 de maio a III Conferência Municipal de Educação, a qual aconteceu na quadra da Escola Buriti contou com um público de 600 pessoas.

Com a realização da III Conferência Municipal de Educação 2018 (COMEB), a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, garantiu aos profissionais de Educação municipal, estadual e Superior, bem como as entidades representativas de classe de vários segmentos sociais e demais pessoas interessadas um espaço democrático para a sociedade Buritiense expressar a sua opinião e construir coletivamente os rumos para a educação municipal, estadual e nacional.

A Conferência Municipal teve caráter deliberativo a qual apresentou um conjunto de propostas relativas ao monitoramento, avaliação e à efetiva implementação do Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado pela Lei 13.005 de 25 de Junho de 2014, com base no Documento Referência da Conferência Nacional de Educação – CONAE 2018: A consolidação do sistema nacional de educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica, construída sobre oito eixos temáticos. Eles são: EIXO I - O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; EIXO II - Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; EIXO III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social; EIXO IV - Planos decenais, SNE e a Democratização da educação: Acesso, Permanência e gestão ; EIXO VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetorias de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação; EIXO V - Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: Democratização, Direitos Humanos, justiça social e inclusão; EIXO VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social; EIXO VII - Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde. A conferência contou com os palestrantes: Me.Fátima Gavioli, Me. Mirian Salete de Almeida Prof. Geidson Moreira Pimentel, Me. Arnaldo da Silva, Prof.ª Ocilene Soares, Profª Sônia Félix Maciel. Os quais discorreram sobre os eixos acima, dando suas valiosas contribuições de conhecimento ao público presente. Delegados eleitos: Titulares – Prof. José Camilo de Lima, Profª Eroni Ferreira da Costa e Ocilene - Suplentes: Profª Maria Aparecida, prof. Edilson Gomes e Regiane Gonçalves.

Por: Cleonice Silva Vieira

Secretária Municipal de Educação