Quinta, 25 Abril 2024 11:06

Avanços na Saúde Pública de Buritis: Uma História de Sucesso e Reconhecimento.

Nos últimos anos, o município de Buritis tem vivenciado um impressionante avanço na área da saúde pública, que tem sido amplamente reconhecido a nível estadual e nacional. As conquistas e a implementação de novos serviços renderam a Buritis prestigiosos prêmios na Mostra Estadual "Rondônia aqui tem SUS" e na Mostra Nacional de Experiências Exitosas, destacando-se em 2019, 2022 e 2023. Além disso, o município mais uma vez brilhou na Quinta Mostra Estadual "Rondônia aqui tem SUS", realizada no último dia 23/04/2024 em Porto Velho, ao apresentar seis experiências exitosas que têm gerado impactos significativos para a população local.
As experiências exitosas apresentadas refletem o compromisso e a inovação da equipe de saúde de Buritis:
1. Planejamento Reprodutivo entre os Adolescentes em Buritis/RO: Quebrando Tabus e Ampliando o Acesso
- Sob a liderança de Josiéllyda Lopes Texeira, essa iniciativa reflete o compromisso de Buritis em abordar questões sensíveis e proporcionar um ambiente de cuidados acolhedor e inclusivo para os adolescentes, promovendo a saúde reprodutiva de forma abrangente e sensível.
2. Fortalecimento do Vínculo entre Saúde e Educação: O Caminho para Altas Coberturas Vacinais
- A Enf Aline Catarina de Freitas Assunção liderou esta iniciativa que evidencia a importância da cooperação entre os setores de saúde e educação para alcançar altas coberturas vacinais, promovendo a proteção da comunidade contra doenças evitáveis por vacinação.
3. Triagem Auditiva - Teste da Orelhinha na Atenção Primária à Saúde - APS em Buritis/RO
- Sob a liderança do fonoaudiólogo Romero Vieira Vasconcelos, a implementação da triagem auditiva na APS destaca o comprometimento com a saúde auditiva da população, especialmente crianças, visando detectar precocemente possíveis problemas auditivos.
4. Teste da Linguinha - Avaliação do Frênulo Lingual na Atenção Primária à Saúde (APS) em Buritis/RO
- Também liderado por Romero Vieira Vasconcelos, este serviço demonstra o cuidado com a detecção precoce de possíveis problemas relacionados ao frênulo lingual, contribuindo para a qualidade de vida dos nossos bebês.
5. Um Novo Olhar para os Pacientes Portadores da Doença Diabetes Mellitus
- A médica Magna Angélica de Freitas liderou esta iniciativa voltada para o aprimoramento do cuidado e suporte aos pacientes com diabetes mellitus, mostrando o compromisso de Buritis com o controle e manejo eficaz dessa condição crônica.
6. Implantação da Primeira Unidade de Suporte Intermediário de Vida da Região Norte
- A Enf e Diretora do SAMU Cristina Garcia Bernardo e o Enf Thiago Cabral lideraram este projeto inovador, que representa um marco na região Norte do país, proporcionando suporte vital crucial para pacientes em estado grave, impactando positivamente a capacidade de resposta a emergências médicas.
7. Modelo Estratégico para Aumentar a Adesão das Consultas de Puericultura na Atenção Primária à Saúde
- Sob a liderança da Enf Juliana de Souza Martinovski, este modelo estratégico ressalta o esforço de Buritis para garantir a continuidade dos cuidados de saúde da criança, promovendo seu desenvolvimento saudável e prevenindo doenças.
Essas experiências exitosas são evidências tangíveis do comprometimento, inovação e impacto positivo promovidos pela equipe de saúde de Buritis, colocando o município no mapa como um exemplo brilhante de boas práticas em saúde. A dedicação e o trabalho árduo desses profissionais merecem o reconhecimento e inspiram outras comunidades a buscar excelência na prestação de serviços de saúde pública.
Prefeitura Municipal de Buritis