Segunda, 18 Setembro 2017 13:55

Dia de Campo sobre o Cacau Clonal e lançamento do Programa de Expansão da Cacauicultura Brasileira idealizado pela CEPLAC em parceria com a Prefeitura de Buritis

Prefeitura participa do Dia Especial do Cacau Clonal e lançamento do Programa de Expansão da Cacauicultura Brasileira da Câmara Setorial da cadeia produtiva do Cacau. O evento organizado pela CEPLAC e Prefeitura de Buritis com apoio da EMATER-RO, Secretaria de Estado da Agricultura,  Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Secretaria de Obras e Banco da Amazônia, contou com a presença de diversas autoridades, como o diretor Nacional da CEPLAC - Juvenal Maynart, Evandro Padovani – Secretario de Agricultura do Estado, Cacildo Viana da Silva – Superintendente regional da CEPLAC, Senador Valdir Raup, deputada Federal Marinha Raup, os deputados estaduais Adelino Follador e Edson Martins, vereadores, alunos das escolas municipais e acadêmicos do IFRO e Claretiano prestigiaram no evento realizado na linha C-11 projeto de Assentamento Santa Elena, na propriedade do senhor Antônio Rodrigues Vilarin.

Centenas de produtores rurais puderam participar e assistir palestras com informações sobre a importância da Cacauicultura  Tecnificada. Para Juvenal Maynart, diretor da CEPLAC o momento é de grande importância, uma vez que a Câmara Setorial do Cacau possui uma estrutura organizada e o Brasil é o único país no mundo que tem toda cadeia do cacau instalada para procução da amêndoa. “A CEPLAC tem desenvolvido junto ao ministério da agricultura o projeto de expansão da Cacauicultura nacional de forma audaciosa, com intenção de aumentar em  05 anos 50%  da produção de amêndoas, e Rondônia é o estado piloto escolhido para desenvolver esse processo”.

“Iremos colocar em funcionamento o projeto da fabrica de chocolate, que há anos é aguardada pelos Cacauicultores desse município" Disse o Prefeito Roni Irmãozinho. Que concluiu: "Não mediremos esforços para isso, pois o município precisa investir na agricultura, com a produção do cacau, café e todas as demais culturas que as nossas terras propiciam, pois é valorizando nossos produtores rurais que vamos tornar nosso município cada dia mais forte".