Quinta, 28 Dezembro 2017 12:53

NESTAS FESTAS, VÁ E VOLTE BEM.

A “Rodovida” é uma das estratégias do governo brasileiro para que o país cumpra os objetivos da Década de Ação pela Segurança no Trânsito, lançada em 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e uma das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste acordo, o Brasil e outros 152 países se comprometeram a adotar medidas efetivas para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o custo social de acidentes, apenas nas rodovias federais, chegou a R$ 12,8 bilhões em 2014.

Neste ano, a campanha da operação Rodovida mantém o objetivo de provocar no público uma reflexão sobre a gravidade e a extensão das consequências causadas pelas atitudes imprudentes ao volante, principalmente neste período de festas de fim de ano e férias, quando há maior movimento nas estradas.

A operação prevê o esforço integrado de vários órgãos federais, em articulação com estados e municípios. Além do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, estão envolvidos na iniciativa: os ministérios da Justiça e Cidadania; Cidades; Saúde; a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Polícia Rodoviária Federal (PRF); Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

VEICULAÇÃO  - A veiculação da campanha contra acidentes no trânsito será veiculada no período de festas do fim de ano de 2017 e início de 2018, quando o governo federal promoverá a Rodovida nacionalmente na TV aberta, internet, rádio e mídia externa (placas, displays, mídia de apoio), com o objetivo de alcançar todos os cidadãos portadores da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A estratégia inclui, também, aumento da fiscalização nas estradas, campanhas educativas e de saúde, melhorias na sinalização, parcerias com concessionários das rodovias, entre outras.

Fonte: Minitério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e Polícia Rodoviária Federal