Sexta, 29 Dezembro 2017 11:51

Produtores recebem mudas de Café Clonal em Buritis.

A entrega de mudas de café clonal do programa “Plante Mais”, do governo estadual, tem a proposta de revitalizar a lavoura cafeeira de Rondônia. A distribuição é uma parceria entre o governo por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (SEAGRI) e EMATER e 36 municípios. Em Buritis foram 122.000 mil mudas entregues a pequenos produtores através da Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI).

Um desses produtores é o Sr. Xigefredo Tosta Neto que já tem uma lavoura de café clonal produzindo e ele vai ampliar com mais 2.000 mil mudas. Numa parte da plantação Tosta utilizou as técnicas que o plantio requer e na outra parte não o fez. “O café irrigado me surpreendeu em relação ao não irrigado. Essas novas mudas vou plantar seguindo todas as orientações técnicas”, disse o produtor da linha Confusão, distante 20 KM de Buritis.

O secretário de Agricultura e vice-prefeito de Buritis, Helthon Vagno, agradeceu ao governador Confúcio Moura pelo incentivo ao incremento produtivo do café e solicitou ao secretário Evandro Padovani mais mudas. “Temos uma demanda de 120 produtores que não foram contemplados no programa “Plante Mais””, disse Helthon da Emater, como é conhecido. O secretário Padovani assegurou que em 2018 o governo estadual atenderá a solicitação.

A meta do governo para 2019 é que Rondônia produza 4 milhões de sacas do café. “A maior indústria de Rondônia é o setor produtivo, seja pela produção da agricultura familiar ou dos grandes empreendimentos do agronegócio. Só vamos atingir a meta se o produtor cultivar o café corretamente dentro das tecnologias”, disse o secretário estadual de agricultura, Evandro Padovani, ao apresentar resultados positivos de várias culturas quando são cultivadas dentro dos padrões tecnológicos.