Segunda, 02 Dezembro 2019 08:36

Alunos do Projeto Capoeira na Escola em Buritis recebem troca de graduação

No último final de semana, 50 alunos participantes da oficina de Capoeira, oferecida pelo Mestre, Professor Anzol, através do Projeto "Capoeira na Escola", passaram por um momento muito especial, conhecido como batizado na Capoeira, que nada mais é do que a graduação no esporte. O projeto tem o apoio e incentivo do CRAS, SEMECE e Prefeitura de Buritis. O evento aconteceu durante dois dias, na noite de sábado na Quadra da Escola Buriti, e no domingo a apresentação foi realizada no novo espaço destinado ao esporte na praça Jonas Ferreti. Quem tiver interesse em conhecer e praticar o esporte, deve entrar em contato com o Professor Anzol, na Associação Sonho de Liberdade, ou através do fone: 99221-9291.

A arte marcial é uma expressão cultural que mistura luta, dança, cultura popular e música. Caracterizada por movimentos ágeis com os pés e as mãos, envolvendo o corpo inteiro em uma espécie de brincadeira. A capoeira se destaca pela sua musicalidade, tendo com som predominante o do berimbau, acompanhado do som das palmas, além de outros instrumentos, que ajudam a dar ritmo ao jogo e marcar o tempo. batizado-capoeira24

O significado da palavra Capoeira remete às matas de área rasteira do interior do Brasil. O jogo começa com a formação de uma roda e quem comanda toda a brincadeira é o mestre, quem canta, toca e orienta os participantes, intervindo caso seja necessário. Além de conhecer mais sobre a arte marcial, os alunos aprenderam sobre disciplina, foco, aprimorando a coordenação motora, flexibilidade e agilidade.

"Quero agradecer ao prefeito Roni Irmãozinho, pelo apoio que tem dado a capoeira em nosso município, também ao CRAS, através da Saionara Faria, que muito tem contribuído pra que nossa evento seja cada vez melhor. Gostaria que outros representantes do povo, estivessem presente pra ver a diferença que a capoeira pedagógica vem contribuido no dia a dia das crianças que praticam, através da associação sonho de liberdade", ressaltou o preofessor Anzol.

Abraão Sousa - DECOM
Prefeitura de Buritis.
Trabalhando com Seriedade e Eficiência.